Iniciativas

Catalisando a Economia Circular

O projeto de extensão “Catalisando a Economia Circular” trata da disseminação do conceito de Economia Circular por meio do blog pertencente ao Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos (NEITEC) da EQ/UFRJ.

O objetivo geral deste projeto é promover um fórum de discussão sobre a Economia Circular e incentivar tanto o corpo social da UFRJ (professores, alunos e funcionários) quanto os colaboradores externos e o público em geral a desenvolverem um pensamento crítico no que tange ao desenvolvimento deste modelo alternativo de produção e serviços no Brasil.

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Circula CT: A Economia Circular em todas as suas dimensões

A Economia Circular descreve um sistema econômico regenerativo, em que a geração de resíduos (incluindo resíduos sólidos, efluentes e emissões) é minimizada através de inovações em materiais e design de produtos, foco em fontes renováveis de energia, novos modelos de negócios e mudanças de comportamento do consumidor.

Os objetivos principais do projeto Circula CT consistem na disseminação do conhecimento sobre o conceito da economia circular, tal como conscientização para a redução do consumo excessivo de descartáveis.

O Circula CT visa a promover as ideias da Economia Circular em portais de comunicação e eventos, visando a conscientização de um público amplo, interno e externo, fornecendo informação de qualidade.

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Computa-EQ: formação e informação sobre computação em engenharia química e ciências correlatas

O objetivo principal deste projeto é promover atividades gratuitas de formação em computação. O foco é gerar cursos, oficinas técnicas, rodas de conversas e palestras na área de computação em engenharia química e ciências correlatas, todos gratuitos ao público, por meio de atividades virtuais e presenciais. 

As atividades virtuais estarão concentradas nos canais de comunicação da liga de computação da Escola de Química/UFRJ, a for_code, da qual sou orientadora desde a sua criação em março de 2021. 

São dois canais ativos/produtivos: (i) Instagram – para interação com o público, e (ii) Youtube – para cursos e palestras realizados. Já as atividades presenciais podem ser realizadas na EQ ou em outras instituições de ensino públicas (IEP), com perfil do ensino médio ao ensino superior. 

Como resultado já observado, sabe-se que além de formadoras, as atividades desenvolvidas também geram diferencial no perfil dos envolvidos aumentando a empregabilidade e desenvolvendo habilidades técnicas e comportamentais de elevado valor.

Comunica EQ

O projeto Comunica EQ tem como objetivo fomentar e organizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na Escola de Química (EQ) e, em particular, promover a divulgação destas atividades visando, especialmente, a comunidade externa à Universidade.

O projeto visa aproximar a Universidade e, mais especificamente, a Unidade da EQ do cotidiano de seus alunos, professores, técnicos, ex-alunos e colaboradores e, especialmente, da sociedade, propiciando a troca de informações e experiências por meio de uma rede integrada de comunicação, atuando também no resgate e preservação da história da Escola de Química.

Com este projeto apoiamos iniciativas da EQ, bem como incentivamos novas ações, promovendo a articulação entre elas e a sua divulgação e disponibilização em ambiente que permita o seu acesso no futuro.

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Criando um canal para questionar informações divulgadas na internet sobre indústrias e processamento de alimentos

Com a internet, a difusão de conhecimento e opiniões se tornou mais fácil e democrática. Todavia, nem sempre os textos disponíveis na internet trazem informações tecnicamente corretas e, mesmo assim, podem encontrar grande poder de influência sobre a população, sendo esta influência ainda mais forte entre os mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, que têm grande facilidade de interação com a internet.

O objetivo do projeto de extensão “Investigalim” é compartilhar informações cientificamente embasadas sobre o processamento de alimentos e seus produtos consumidos pela população, respondendo a informações questionáveis, que podem ser atualmente encontradas, através de textos curtos e com linguagem acessível ao público não especializado (internet) e de aulas, palestras e atividades interativas.

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