Estágio

O Estágio Supervisionado tem como objetivo proporcionar aos alunos o indispensável contato com a dinâmica das Empresas, suas culturas e estruturas e, por isso, deverá ser realizado em Empresas de direito público ou privado, preferencialmente do setor produtivo, em atividades relacionadas às áreas de atuação dos profissionais da química.

Instruções

    • Para solicitar o Estágio Supervisionado Obrigatório, você deverá ter cursado mais de 50% dos créditos

    • A Empresa na qual fará o Estágio deverá obrigatoriamente ser conveniado com a UFRJ. Verifique na Seção de Estágios da PR1 se a Empresa tem Convênio com a UFRJ ou com um Agente de Integração: CIEE; Fundação Mudes; Parceria etc. Caso não seja, a empresa deverá criar um Termo de Compromisso de Estágio com a UFRJ.

    • O aluno NÃO DEVE se inscrever no SIGA.

    • Consulte a lista dos Documentos Obrigatórios que devem ser enviados por email para estagio@eq.ufrj.br

    • Após a realização da Reunião da Comissão de Estágio, o(a) aluno(a) deve aguardar o e-mail, que será enviado, com as informações necessárias (Processos Aprovados, com Ressalva, com Pendência e Indeferidos).

Importante: O aluno NÃO DEVE se inscrever no SIGA.

Informações adicionais

    • As Solicitações de Estágio Supervisionado são avaliadas nas Reuniões da Comissão que ocorrem nas datas divulgadas no Calendário de Reuniões

    • Quando não houver Reunião na data marcada, a mesma será transferida para outra disponível.

    • Uma vez cumprido o Estágio Supervisionado Obrigatório, o aluno poderá solicitar um 2º Estágio Supervisonado.

    • Este 2º Estágio chamado de Estágio Supervisionado Optativo dará ao aluno, uma vez aprovado, 01(um) ou 02 (dois) créditos optativos.

    • O Estágio Supervisionado Optativo deverá seguir as mesmas regras vigentes para o Obrigatório, porém, ser realizado em uma Empresa ou Instituição Diferente daquela onde o aluno realizou seu Estágio Supervisionado Obrigatório.

Além de seguir o que está acordado em Reunião de Congregação da EQ e aprovado pelo CEG (item 2,2,9), ao abrir o Processo de Estágio o aluno deverá fazer cadastro no site e anexar ao processo:

    1. CRID

    1. Boletim

    1. Carta Convite

    1. Convenção de Estágio

    1. Relatório traduzido e o original com a assinatura do orientador na Empresa, informando que está de acordo com as informações prestadas no relatório que será usado para fins de estágio supervisionado.

    1. Declaração de Carga horária do Estágio.

    1. Avaliações do profissional orientador, do aluno e do Supervisor (a avaliação do Supervisor é em branco mesmo, pois será anexada ao processo e encaminhada para ser preenchida depois).

O(A) aluno(a) deverá enviar os documentos digitalizados, em 1 único pdf, através de e-mail, para estagio@eq.ufrj.br. No assunto do e-mail colocar: Abertura – Estagio Supervisionado – Nome Completo do(a) Aluno(a). O pdf deverá ser nomeado como o nome do(a) aluno(a) Ex: FULANODETAL.pdf.

Documentos a serem enviados:

    • Solicitação de Estágio Supervisionado;

    • Alteração de Inscrição em Disciplinas (AID) assinada pelo(a) aluno(a) (assinatura pode ser escaneada);

    • Plano de Trabalho assinado pelo(a) Profissional Orientador(a) da Empresa ou da Instituição e pelo(a) aluno(a). Obrigatório constar em papel timbrado da Empresa ou Instituição (assinatura pode ser escaneada): Nome do Aluno, Nº do DRE e Datas do Início e Fim do Estágio

    • Boletim Escolar do período;

    • Termo de Compromisso (Contrato) assinado. Para Estágios realizados em empresas, anexar cópia do Contrato de Estágio e de todos os Termos Aditivos, se houver. Para Estágios realizados em Projetos de Pesquisa, há 2 situações:
        • havendo interveniência de alguma empresa ou fundação, é necessário anexar a cópia do Contrato de Estágio,

        • sendo o estágio direto com o Laboratório, é necessário um Termo de cooperação onde conste a vigência do Projeto, além da comprovação do financiamento, e declaração do(a) Orientador(a) atestando a participação do(a) aluno(a) no projeto de pesquisa;

    • Ficha de Cadastro

    • Cópia do Diploma do(a) Orientador(a) ou do Registro Profissional.

    • CRID atual do período

    • Termo de Orientação assinado pelo Profissional Orientador da Empresa ou da Instituição

    • Os documentos serão verificados pela Comissão, nas Reuniões virtuais, cuja agenda será divulgada. Os resultados da Reunião serão divulgados no site da EQ, o mais rápido possível, e após a mesma os(as) alunos(as) receberão as instruções por e-mail. Os(As) alunos(as) que ficarem com Pendência, Ressalva ou tiverem seus processos Indeferidos receberão as informações pelo e-mail cadastrado no SIGA.

OBSERVAÇÃO:

Para os(as) alunos(as) que já entregaram a documentação na EQ, observar o seguinte:

O(A) aluno(a) possui os documentos entregues no Protocolo?

  1. SIM – seguir os passos para o aluno que ainda não entregou a documentação, conforme descrito acima.
  2. ALGUNS – enviar e-mail para “estagio@eq.ufrj.br” informando que já abriu o processo (informar nome completo, DRE e o número do processo) e anexando os documentos que possui.
  3. NÃO – enviar e-mail para “estagio@eq.ufrj.br” informando o fato com seu nome completo, DRE e o número do processo.

Assim que a Coordenação de Estágio estiver de posse dos documentos, o processo será avaliado nas reuniões virtuais da Comissão e o resultado informado pelo site e os alunos receberão as orientações por e-mail, conforme descrito acima.”

Para finalização do processo de Estágio Supervisionado

  1. O(A) aluno(a) deverá enviar os documentos digitalizados, em 1 único pdf, através do e-mail “estágio@eq.ufrj.br”. No assunto do e-mail, colocar: Finalização Processo Estágio Supervisionado – Nome Completo do(a) Aluno(a). O pdf deverá ser nomeado com o nome do(a) aluno(a) Ex: NomeSobrenome.pdf.

    Documentos a serem enviados:
    • Declaração de Carga Horária (Obs: modelo disponível no site de estágio – só será aceito este modelo). A assinatura poderá ser digital (escaneada);
    • Relatório Final com a assinatura do(a) profissional orientador(a). A assinatura poderá ser digital (escaneada);
    • Avaliação do(a) aluno(a) – modelo disponível no site de estágio;
    • Avaliação do(a) Profissional Orientador(a) assinada (pode ser assinatura digital – escaneada) – modelo disponível no site de estágio;
    • Plano de Trabalho (se possuir o plano de trabalho favor anexar).
  2. Os documentos serão verificados.
    • Se a documentação estiver completa, será enviada, por e-mail, para o(a) Professor(a) Supervisor(a) com as orientações.
    • Se a documentação estiver incompleta, será enviado e-mail para o(a) aluno(a) informando o que falta.
  3. O(A) Professor(a) Supervisor(a) irá avaliar a documentação e entrará em contato com o(a) aluno(a) para agendar uma entrevista virtual.
  4. Após a entrevista, o(a) Professor(a) Supervisor(a) irá emitir o parecer final sobre o processo, através de modelo padrão, encaminhando o mesmo, por e-mail, para a Coordenação de Estágio.
  5. Estando tudo em ordem, os dados do Estágio serão lançados no SIGA, para a efetiva finalização do Processo de Estágio Supervisionado.

Restrições

Pela Resolução de Estágio da EQ, não é permitido que a soma da carga horária de Estágio mais as disciplinas cursadas exceda o limite de 50 HORAS SEMANAIS (horas e não créditos). Atividades Complementares, Monitoria, TCC e horas da disciplina de Estágio Supervisionado, para os alunos que estão com processo aberto, não entram nesse cálculo. OBS.: Essa regra vale para qualquer Estágio (Obrigatório e não Obrigatório), durante todo o período em que o(a) aluno(a) estiver no Estágio

Calendário de reuniões

Fique atento à aba Calendário de Reuniões para saber as datas. Vale ressaltar que não haverá qualquer prejuízo aos alunos, vez que a contagem de tempo para o Estágio Supervisionado é calculada a partir do momento em que os requisitos mínimos foram atingidos.

Regulamentação

Legislação

Legislação

  • 03/2016 – Regras para o Estágio Supervisionado da Escola de Química da UFRJ.
  • 10/2009 – Regras para o Estágio Supervisionado da Escola de Química da UFRJ.
  • 08/2004 – Regras para o Estágio Supervisionado da Escola de Química da UFRJ.
  • 03/2002 – Complementa Resolução 02/02, estabelecendo normas para a realização de Estágio Supervisionado durante o período de transição.
  • 02/2002 – Estabelece normas para a realização do Estágio Supervisionado e define as atribuições e o funcionamento da Comissão responsável pela implementação de tal atividade.