Comissão de Orientação e Acompanhamento Acadêmico

Manual do Aluno sob Orientação Acadêmica

Este livreto foi elaborado para que você saiba de que universo você está passando a fazer parte, sabendo os limites legais de atuação desta comissão, como se desenvolvem os trabalhos realizados por ela, que resultados têm sido obtidos, suas responsabilidades como orientando, e conhecendo as pessoas que poderão estar ao seu lado no processo de superação das dificuldades diagnosticadas.

Parâmetros para o Orientador Acadêmico

O orientador lida com assuntos que dizem respeito a escolhas, relacionamentos e vivências. Ele ouve, dialoga e orienta. Ele deve ter como foco que o aluno vença dificuldades e frustrações em busca da realização das aspirações. Ele estimula o aluno de acordo com suas possibilidades a assumir esforços de autossuperação.

Cartilha DISAE

A Divisão de Saúde do Estudante (DISAE), por intermédio da Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (PR7), elaborou a Cartilha DISAE para toda a comunidade acadêmica da UFRJ. A cartilha tem informações sobre a divisão e seus projetos.
Este instrumento servirá como referência norteadora de ações relativas ao cuidado, à prevenção e à promoção da saúde de nossos estudantes, bem como, intentará dar ciência dos serviços e dos dispositivos em saúde, presentes no município do Rio de Janeiro.