Inscrição em disciplinas

As etapas de inscrição em disciplinas são aquelas em que o(a) aluno(a) pode solicitar alteração na sua grade de disciplinas em dado período letivo. Nesse sentido, são 3 etapas bem diferentes e com características próprias. São elas:

  1. Pedido de inscrição
  2. Alteração de inscrição
  3. Trancamento de inscrição

Pedido de inscrição

Os pedidos de inscrição abrem a sequência de etapas para montar a grade de disciplinas do período letivo. Nesta fase, os discentes podem escolher, solicitar vaga nas turmas e montar a grade horária de disciplinas. A alocação de alunos na turma depende do número de vagas disponível, sendo que a ordem de alocação segue certos critérios definidos no sistema SIGA.

Mas que critérios são esses?

O sistema SIGA tem critérios fixos, que não podem ser alterados e que valem para todos os cursos. A sequência de prioridade segue a ordem com a qual os critérios estão apresentados abaixo.

Curso de origem: ao se inscrever em turmas que não são do seu curso, os alunos perdem a principal prioridade para inscrição.

Periodização: alunos(as) que estão no período para o qual a disciplina é recomendada tem prioridade. Se for uma disciplina eletiva (sem período recomendado), o aluno com mais períodos cursados tem prioridade.

A Escola de Química, pela característica dos cursos e turnos, adota os seguintes critérios variáveis (o colegiado da Escola de Química decidiu a ordem – pode ser diferente para outros cursos):

  • Turno: prioridade para as vagas em turmas do turno em que o(a) aluno(a) pertence.
  • CRA: alunos com maior coeficiente de rendimento acumulado tem prioridade.
  • COA: alunos com maior número de créditos obtidos.

Mas depois que realizo o pedido de inscrições, consegui a vaga?

Não. Você formalizou a solicitação do pedido inscrição e está concorrendo à vaga junto com seus colegas. O sistema SIGA coleta os pedidos de inscrição dos seus colegas e sua posição na disputa pela vaga é dinâmica, seguindo os critérios apresentados anteriormente.

Ao fim do período de pedido de inscrições, o sistema deixa de receber novos pedidos de inscrição e pode definir, portanto, a lista final de alocados na turma.

Sobre essas mensagens no CPRID? O que é isso?

Você deve prestar atenção às mensagens do sistema que podem indicar alguma inscrição em situação irregular. Verifique a nossa seção sobre os requerimentos necessários para regularizar as inscrições. Nesta seção explicamos os motivos das irregularidades, quando podem ocorrer e quando é possível regularizar as inscrições.

Importante: A mensagem de Previsão Pendente não indica irregularidade na inscrição e não afeta em nada a disputa pelas vagas. Ela ocorre apenas como indicativo de que as vagas e turmas ainda vão ser efetivadas internamente no sistema. Você não precisa se preocupar com isso.

E o comprovante que recebo ao fazer o pedido de inscrições? Não garante que consegui a vaga?

Não. Este comprovante é o CRPID (Confirmação de Registro de Pedido de Inscrição de Disciplinas), que confirma apenas a sua concorrência à vaga. Ao fim do período de pedido de inscrições, os pedidos vão ser efetivados pelas coordenações (chamamos de concordância de pedidos) e, seguindo os critérios de prioridade para vaga, o SIGA irá gerar o CRID (Confirmação de Registro de Inscrição de Disciplinas) confirmando, enfim, a alocação (ou não) na turma.

Então quando o CRID é gerado, tenho a confirmação da vaga?

Sim, sim e sim! O CRID é gerado alguns dias após finalizar o período de pedido de inscrições. Veja as datas importantes no calendário para saber quando isso ocorre. Com uma cópia do CRID você tem o comprovante de que conseguiu a alocação na turma e tem direito à vaga. Por isso, ter uma cópia do CRID é muito importante!

Como o CRID não é definido depois dos pedidos de inscrição, o arquivo não é enviado por e-mail. Portanto, recomendamos muito que o(a) aluno(a) fique atento aos prazos e acesse o Siga para realizar o download do CRID e arquivar para qualquer eventualidade. Não se esqueça que esse site tem uma seção com as datas importantes para você não perder nenhum prazo!

Como se decide pelo número de vagas ofertadas em cada turma?

Usamos como base o número de ingressantes nos cursos de graduação, sendo somado ainda um percentual de possíveis alunos atrasados ou repetentes.

Como se decide pelo número de turmas?

A decisão pela abertura de uma ou mais turma depende sempre da disponibilidade de salas e sua lotação física (quantas pessoas cabem no espaço). Por fim, depende ainda da alocação e disponibilidade de docentes para ministrar as aulas.

Em alguns casos, abrimos turmas específicas para dado curso de graduação. Ou seja, uma turma específica para o curso. Em outros casos, abrimos turmas mistas, com alunos de diferentes cursos de graduação.

Quem é o responsável pela definição do número de vagas?

Como as disciplinas são sempre responsabilidade dos departamentos que a oferecem, apenas o chefe de departamento tem gerência sobre o número de vagas abertas. Ao solicitar a abertura de turmas para o próximo período, encaminhamos uma primeira proposta aos chefes de departamento. Após sua aprovação, implementamos as vagas no sistema conforme o planejamento original.

O que fazer quando a turma está com lotação esgotada?

A primeira proposta é tentar vaga em outra turma. Distribuímos as vagas de modo uniforme entre as turmas, é bem possível que tenha vaga disponível. Portanto, reveja a sua grade horária e as possibilidades para encaixar a nova turma.

Caso todas as turmas estejam com lotação esgotada, as coordenações de curso vão repassar a situação para as chefias de departamento e solicitar mais vagas. Note que essa ação depende da lotação física da sala/laboratório e da aprovação pela chefia de departamento.

As coordenações de curso da Escola de Química mantém a prática de conferir a lotação das turmas e solicitar novas vagas. Sempre fazemos isso próximo ao fim dos prazos de pedido e alteração de inscrição.

Quero me inscrever nesta turma que está com lotação esgotada, mas tem vagas em outras turmas. Vou pedir mais vagas. Tenho chance?

Não. Não cabe um aumento de vagas em dada turma tendo disponibilidade em outras turmas. A distribuição dos horários sempre permite que, para as disciplinas de dado período, a grade horária se encaixe sem sobreposição. Portanto, é possível reorganizar a grade de disciplinas para se inscrever na turma que tem vaga.

Alteração de inscrição

Mesmo depois das turmas terem sido definidas, ainda é possível alterar a grade de disciplinas do período letivo. Na etapa de alteração de inscrição, o aluno pode desistir da vaga em dada turma, mudar de turma ou tentar se inscrever em turmas que ainda tem vaga sobrando. Contudo, preste atenção pois a prioridade para concorrer à vaga segue os critérios do pedido de inscrição, mas não é possível concorrer com aqueles que já garantiram a vaga na etapa anterior.

Já consegui a vaga na etapa anterior. Corro risco de perder a vaga?

Todos aqueles alunos que conseguiram as vagas na etapa anterior, não correm risco de perder a vaga. Essa possibilidade só ocorre caso o(a) aluno(a) escolha alterar sua grade, desistindo da inscrição e tentando novamente ou por mudança de turma.

Por isso é muito importante que o(a) aluno(a) tenha uma cópia do CRID (não é o CPRID!) como comprovante.

Quando inicia e quais são os critérios para o período de alteração de inscrição?

Todos aqueles alunos que conseguiram as vagas na etapa anterior, não correm risco de concorrer novamente e perder a vaga. Essa possibilidade só ocorre caso o(a) aluno(a) escolha alterar sua grade, desistindo da inscrição ou por mudança de turma.

A alteração de inscrição em disciplinas inicia no primeiro dia de aula e os critérios adotados são os mesmos da etapa anterior.

Como funciona a mudança de turma?

Caso tenha a vaga garantida na etapa anterior, ao solicitar mudança de turma você vai abrir mão da vaga que tinha conseguido. Além disso, você passa a concorrer sobre as vagas remanescentes, seguindo os mesmos critérios da etapa de pedido de inscrição. Portanto, muito cuidado! Você tem que ter certeza de que tem vaga na turma pretendida para fazer essa operação.

Existe algum comprovante para alteração de inscrição?

Sim. Na verdade, o processo funciona de modo muito parecido com a etapa de pedido de inscrição. Apenas ao fim do período de alteração que os coordenadores realizam a concordância da alteração e as vagas são confirmadas. Portanto, não se esqueça de acessar o sistema para realizar o download do CRID atualizado. Confirme as datas e prazos e fique atento(a)!

Trancamento de inscrição

Também chamado de desistência da inscrição, o trancamento é a última oportunidade que o(a) aluno(a) tem de alterar a grade de disciplinas. Contudo, não há possibilidade de incluir novas disciplinas, mas apenas desistir de cursar em disciplinas em que já estava inscrito.

Existe algum requisito para solicitar o trancamento?

Não. Você tem o direito de solicitar o trancamento dentro do prazo estabelecido. Portanto, fique atento(a) para as datas e prazos!

Existe algum comprovante para o trancamento de inscrição?

Sim. Assim como nas etapas anteriores, o sistema irá gerar um CRID após o prazo para solicitar trancamento de disciplinas finalizar. Portanto, não se esqueça de acessar o sistema para realizar o download do CRID atualizado. Confirme as datas e prazos e fique atento(a)!

Importante! Ao solicitar o trancamento de disciplinas, o sistema deve enviar um e-mail confirmando a ação. Caso não receba a notificação, entre em contato com a Seção de Ensino ou seu coordenador de curso pois pode ter ocorrido algum problema com o sistema.