Extensão

A Extensão Universitária é um processo que promove a interação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. As diretrizes da Extensão Universitária são:

    • Interação Dialógica: A Extensão Universitária é um processo de mão-dupla, de troca de saberes, desconstruindo o discurso de superioridade acadêmica.

    • Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade: A Extensão Universitária é feita através da interação entre diversas áreas do conhecimento e pela construção de alianças entre profissionais.

    • Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão: De acordo com esse princípio, o conhecimento não pode ficar dentro da Universidade, deve ser compartilhado com a sociedade, levando a um aprendizado interativo que dá maior significado ao conhecimento produzido.

    • Impacto na Formação do Estudante: A Extensão Universitária permite ao estudante uma ampliação do universo de aprendizado com aplicação de aspectos teóricos e metodologias em questões práticas, materializando os compromissos éticos da Universidade Pública com a comunidade externa.

    • Impacto e Transformação Social: As ações extensionistas são potencialmente transformadoras, atendendo a demandas sociais locais e regionais e motivando a criação de políticas públicas.

Extensão na Escola de Química



Encontre sua Extensão!

A EQ acredita que existem diferentes caminhos para fazer a extensão. Buscamos viabilizar ações de diferentes tipos:

    • Tecnologias Sociais: ações que visam atender a demandas tecnológicas específicas, visando a melhoria da qualidade de vida de comunidades locais. O desenvolvimento dessas tecnologias é feito com interação constante com esta comunidade.

    • Comunicação Digital: disseminação do conhecimento acadêmico e científico utilizando principalmente mídias sociais, que permitem a interação com a comunidade externa por meio digital.

    • Aprendizagem Ativa: desenvolvimento de conteúdos didáticos e estruturas capazes de auxiliar no ensino de estudantes da própria instituição e de outras instituições públicas de ensino, muitas vezes carentes desse tipo de material. As ações incluem visita dos estudantes à EQ ou presença dos extensionistas nestas instituições.

    • Ações Socioeducativas: Conscientização da comunidade a respeito de aspectos relacionados à saúde ambiental, que determinam a qualidade de vida dessa e de gerações futuras.

    • Apoio Científico: atendimento a demandas de pequenas empresas e instituições públicas, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país.

Projetos

 – Catalisando a Economia Circular



O projeto de extensão “Catalisando a Economia Circular” trata da disseminação do conceito de Economia Circular por meio do blog pertencente ao Núcleo de Estudos Industriais e Tecnológicos (NEITEC) da EQ/UFRJ.

O objetivo geral deste projeto é promover um fórum de discussão sobre a Economia Circular e incentivar tanto o corpo social da UFRJ (professores, alunos e funcionários) quanto os colaboradores externos e o público em geral a desenvolverem um pensamento crítico no que tange ao desenvolvimento deste modelo alternativo de produção e serviços no Brasil.

Quer saber mais? Acesse nossa página: http://www.neitec.eq.ufrj.br/blog/

 – Circula CT: A Economia Circular em todas as suas dimensões

A Economia Circular descreve um sistema econômico regenerativo, em que a geração de resíduos (incluindo resíduos sólidos, efluentes e emissões) é minimizada através de inovações em materiais e design de produtos, foco em fontes renováveis de energia, novos modelos de negócios e mudanças de comportamento do consumidor.

Os objetivos principais do projeto Circula CT consistem na disseminação do conhecimento sobre o conceito da economia circular, tal como conscientização para a redução do consumo excessivo de descartáveis.

O Circula CT visa a promover as ideias da Economia Circular em portais de comunicação e eventos, visando a conscientização de um público amplo, interno e externo, fornecendo informação de qualidade.

Quer saber mais? Acesse nossas páginas: https://linktr.ee/circulact

– Comunica EQ

O projeto Comunica EQ tem como objetivo fomentar e organizar atividades de ensino, pesquisa e extensão na Escola de Química (EQ) e, em particular, promover a divulgação destas atividades visando, especialmente, a comunidade externa à Universidade.



O projeto visa aproximar a Universidade e, mais especificamente, a Unidade da EQ do cotidiano de seus alunos, professores, técnicos, ex-alunos e colaboradores e, especialmente, da sociedade, propiciando a troca de informações e experiências por meio de uma rede integrada de comunicação, atuando também no resgate e preservação da história da Escola de Química.

Com este projeto apoiamos iniciativas da EQ, bem como incentivamos novas ações, promovendo a articulação entre elas e a sua divulgação e disponibilização em ambiente que permita o seu acesso no futuro.

Acesse as redes sociais da EQ: https://linktr.ee/equfrj

– Criando um canal para questionar informações divulgadas na internet sobre indústrias e processamento de alimentos

Com a internet, a difusão de conhecimento e opiniões se tornou mais fácil e democrática. Todavia, nem sempre os textos disponíveis na internet trazem informações tecnicamente corretas e, mesmo assim, podem encontrar grande poder de influência sobre a população, sendo esta influência ainda mais forte entre os mais jovens, incluindo crianças e adolescentes, que têm grande facilidade de interação com a internet.

O objetivo do projeto de extensão “Investigalim” é compartilhar informações cientificamente embasadas sobre o processamento de alimentos e seus produtos consumidos pela população, respondendo a informações questionáveis, que podem ser atualmente encontradas, através de textos curtos e com linguagem acessível ao público não especializado (internet) e de aulas, palestras e atividades interativas.

Quer saber mais? Acesse nossa página: https://investigalim.wixsite.com/blog

Quais as etapas principais para poder contar com as ações de extensão no meu histórico?

Existem duas etapas principais neste processo:

  1. Para estar apto, o estudantes deve estar inscrito em uma disciplina de extensão, iniciada sempre por EQWZ, disponível para o seu curso no SIGA (EQWZ50 – Engenharia de Alimentos (curriculo novo); EQWZ51 – Engenharia de Bioprocessos (curriculo novo); EQWZXX – Engenharia Química, Química Industrial,  Engenharia de Bioprocessos (curriculo velho); Engenharia de Alimentos (curriculo velho) – verifique com a Comissão de Extensão o código correto da disciplina;
  2. Após estar inscrito nesta(s) disciplina(s), o estudante precisa se engajar em uma ação de extensão como extensionista e participar da equipe dessa ação. A solicitação de engajamento em uma uma equipe de extensão disponível na UFRJ é feita pelo próprio estudante, através do SIGA.

O que tenho que fazer para estar apto a me engajar em equipes de ações de extensão?

  1. Verifique no seu BOA se vocês está inscrito na disciplina correspondente ao seu curso;
  2. Se você não estiver inscrito, solicite a inscrição normalmente através do SIGA na disciplina correspondente ao seu curso durante o período de inscrição/alteração;

Sou estudante de Engenharia de Bioprocessos, no curriculo novo, preciso me inscrever nas disciplina EQWZ51 todo período?

Não. Você só precisa se inscrever na disciplina EQWZ51(Engenharia de Bioprocessos, curriculo novo) uma única vez ao longo do seu curso e permanece com a indicação de “Cursando” no seu BOA até você completar a creditação de horas. A partir de 2023/2, todos os ingressantes de Engenharia de Bioprocessos já estão sendo automaticamente inscritos nessa disciplina no primeiro periodo, obrigatória no novo curriculo.

Sou estudante de Engenharia de Alimentos, no curriculo novo, preciso me inscrever nas disciplina EQWZ50 todo período?

Não. Você só precisa se inscrever na disciplina EQWZ5(Engenharia de Alimentos, curriculo novo) uma única vez ao longo do seu curso e permanece com a indicação de “Cursando” no seu BOA até você completar a creditação de horas totais. A partir de 2023/2, todos os ingressantes de Engenharia de Alimentos já estão sendo automaticamente inscritos nessa disciplina no primeiro período, obrigatória no novo curriculo.

Sou estudante de Engenharia Quimica, Quimica Industrial, Engenharia de Alimentos, no currículo velho, ou Engenharia de Bioprocessos, no curriculo velho, preciso me inscrever nas disciplina EQWZXX todo período?

Não. Verifique sempre no seu BOA se você tem alguma disciplina EQWZXX ativa, com horas disponíveis. Estas disciplinas permanecem abertas até você completar a creditação de horas totais da mesma. Após completar as horais totais de uma disciplina, você pode se inscrever em outra EQWZXX e repetir as etapas de solicitação de engajamento e participação.

Estando apto, como faço para me engajar nas equipes de ações de extensão?

  1. Através do SIGA, você tem acesso a todas as ações de extensão disponíveis na UFRJ;
  2. Consulte este video para ter acesso ao passo a passo para solicitar o engajamento em uma ação de extensão.
  3. Caso você tenha duvidas sobre as ações disponíveis, consulte o site da PR5 ou clique aqui para acessar o filtro das ações de extensão disponíveis no SIGA.

Ao participar de equipes de ações de extensão, eu ganho quantos créditos?

A participação em ações de extensão NÃO gera creditação de créditos cursados no seu currículo, mas sim creditação de CARGA HORARIA cursada.

As disciplinas EQWZ são obrigatórias?

A composição das disciplinas EQWZ é específica para o seu curso. Verifique no currículo do seu curso, acessível através do SIGA, como funcionam estas disciplinas. Em caso de dúvidas, procure a Comissão de Extensão ou a sua coordenação de curso.

Ao solicitar a participação em uma equipe, isso significa que as horas daquela ação já estão sendo contabilizadas no meu BOA?

Não. Ao solicitar o seu engajamento através do SIGA em uma equipe de extensão, o coordenador da ação poderá aceitar ou não a sua solicitação, em função de escopo da ação, limitações de infraestrutura, capacidade da equipe, etc. Lembre-se que o atendimento da sociedade demanda equipes multidisciplinares, com estudantes de várias areas interagindo entre si. As etapas para creditação de horas de extensão são:

  1. Através do SIGA, você solicita o engajamento na equipe;
  2. coordenador da ação aceita a sua solicitação;
  3. Você passa a participar da ação de extensão solicitada;
  4. Ao final da sua participação na ação (ao final da semana do evento, ao final do periodo, etc..), o coordenador da ação é responsável pela creditação de horas cursadas naquela ação no respectivo BOA dos alunos participantes.

Preciso creditar todas as horas das disciplinas EQWZ com uma única ação de extensão ?

Não. Cada ação de extensão tem suas horas creditadas ao longo do seu curso e vão sendo acumuladas e especificadas ao final do seu BOA, conforme voce vai se engajando nas equipes de extensão e tem suas horas creditadas pelo coordenador da ação.

Posso participar de mais de uma ação de extensão de uma vez?

Sim. Você pode solicitar a inscrição em quantas ações você quiser. Lembre-se apenas que as horas creditadas dependem da sua participação específica na ação. Aprenda a escolher aquela com a qual voce se identifica mais

EQW Z01 – Programas e Projetos de Extensão I

Carga horária: 30h

Atuação em programas e projetos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z02 – Programas e Projetos de Extensão II

Carga horária: 45h

Atuação em programas e projetos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z03 – Programas e Projetos de Extensão III

Carga horária: 60h

Atuação em programas e projetos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z21 – Cursos de Extensão I

Carga horária: 30h

Atuação em cursos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z22 – Cursos de Extensão II

Carga horária: 45h

Atuação em cursos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z23 – Cursos de Extensão III

Carga horária: 60h

Atuação em cursos de extensão registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z41 – Eventos de Extensão I

Carga horária: 30h

Atuação em eventos registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z42 – Eventos de Extensão II

Carga horária: 45h

Atuação em eventos registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.


EQW Z43 – Eventos de Extensão III

Carga horária: 60h

Atuação em eventos registrados na Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, coordenados por docentes do quadro permanente ou técnicos da carreira de nível superior na UFRJ e com trabalho apresentado em evento com essa finalidade.

Resoluções das Congregações da EQ relativas à Extensão

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec facilisis quis tortor vitae iaculis. Etiam dictum accumsan tortor a elementum. Donec eu elit id tellus maximus malesuada non eget felis.

Resoluções vigentes do Conselho de Extensão (CEU)

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec facilisis quis tortor vitae iaculis. Etiam dictum accumsan tortor a elementum. Donec eu elit id tellus maximus malesuada non eget felis.

Resoluções do Conselho Nacional de Extensão (CNE) para diretrizes para a Extensão Universitária

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec facilisis quis tortor vitae iaculis. Etiam dictum accumsan tortor a elementum. Donec eu elit id tellus maximus malesuada non eget felis.

Contato

E-mail: extensao@eq.ufrj.br